Segunda-feira, 24 de Abril de 2006

GR - Fafião - 23 e 24/04/2006

No fim de semana de 23 e 24 de Abril de 2006 foram 4 Manos para terras de Gerês, a saber: Eu, o Mário (O Rola), Nuno (Piricão) e Pedro (Groselhas-man).

Chegados a Fafião, tomamos o cafezinho e após a tradicional inspecção das mochilas...... acima de tudo as dos caloiros, onde podemos encontrar um pouco de tudo......partimos em direcção ao Porto da Laje (Mini-barragem perdida na serra) por volta das 10H00.

Como o guia "nunca se engana", enveredamos pelo caminho errado, sendo que avistamos o caminho certo durante toda a manhã (problema era o complicadíssimo vale que nos separava).

Depois de pedirmos indicações a um pastor que por ali andava "perdido" (Sim!... ele é que andava perdido), resolvemos almoçar por volta das 13H00.

Após o descanso, seguimos até avistarmos o Porto da Laje (Ver fotos), a partir desse momento descemos o monte, a corta mato, tendo alcançado a albufeira pelas 15H30 onde nos refrescamos, pois a descida foi difícil (e o caminho do outro lado do vale era tão fácil).

Começamos a subir os penosos 4 km até ás Lagoas do Marinho, onde vimos "todo o tipo de plantas" da carqueja ao “piricão”, do azevinho ao loureiro, nada faltou....

Pelas 18h00 avistamos as lagoas e o local onde pernoitamos (lindíssimo enquadramento - ver fotos).

Entre o merecido descanso, os preparativos para o jantar e o cafezinho para aquecer, lá chegou a hora do Vitinho, não sem antes reforçar o nosso alento com a vodka que tinha escapado á inspecção.

No dia seguinte, bem cedo, e após uma noite "bem dormida"...para alguns... acordamos com nascer do sol, preparamos o festim do pequeno-almoço e saímos em direcção a Fafião pelas 10H00.

A hora seguinte foi de descida até á “Corte do Costa” onde descansamos e estivemos a conversa com outro pastor também "perdido no meio daquela beleza que nos rodeava".

A paragem para o almoço foi pelas 13H00, debaixo de uma merecida sombra. Deu para tudo: comer, tirar fotos, contar anedotas, apanhar grilos...coisas de criança.

Já em contacto com o grupo que tinha saído do Porto pela manhã para se encontrarem connosco em Fafião lá seguimos até encontrarmos o estradão que nos levaria até ao carro.

Chegada atribulada, pois sem aviso e sem razão aparente o "Groselha-man" ressentiu-se de uma lesão antiga e o pau (AKA: cajado) foi o seu melhor amigo nos 500 m finais. Após a recuperação e refrescante bebida e partimos para as lagoas do rio Fafião onde retemperamos forças com um banho nas suas águas límpidas.

Terminamos o dia com o jantar no “Restaurante da ponte” no Cabril, onde optamos todos pela “costeleta de vitela Barrosã” que se recomenda.

Ao Nuno e ao Pedro: espero que tenham gostado deste fim-de-semana diferente, de tudo o que tinham vivido.

Para o Mário aquele abraço.

Fotos por: Mario Lemos e Miguel Modrigues

Para verem todas as fotos, visitem o site abaixo para verem as fotos.

Para ver edição especial de fotos

publicado por Águia-real às 20:38
link | comentar | favorito

Agosto 2007

posts recentes

Leonte - Carris - Leonte ...

PR - Sistelo - 16/06/2007

EXP - Sierra Nevada - 6-7...

PR - Trilho de S. Bento e...

PR - Covêlo de Paivô - Dr...

PR - Lapela - Nevosa - 21...

PR-Fafião-Mouriscas-Fichi...

PR - Cela - Cornos de Can...

PR - Alto da Pedrada - 23...

BTT - Portela - Lobios- P...